Diversidade linguística e preservação da biodiversidade: “ckeck list” de peixes de interesse comercial da Baía de Pemba (Moçambique) em línguas locais (“Makhuwa” e “Kimuane”)

  • Fernando Morgado
  • Clemente Simão
  • Harith Farooq
  • Maria de Fátima Alves
  • Amadeu Soares
Palavras-chave: diversidade linguística, biodiversidade, peixes de interesse comercial, línguas locais, “Makhuwa”, “Kimuane”, Baía de Pemba (Moçambique)

Resumo

A preservação das línguas indígenas, tradições orais e taxonomias usadas para transmitir o conhecimento constituem ferramentas ainda subutilizadas para a conservação e gestão sustentável da biodiversidade. A pesca artesanal em Moçambique para além de ser determinante para o fornecimento de alimento à população local como fonte de renda obtida através da comercialização do pescado, contribui também para um processo de preservação de nomes indígenas, taxonomias folclóricas e tradições orais de espécies ameaçadas e atividades de conservação. O presente estudo faz uma análise do processo linguístico que ocorre no inter-relacionamento das comunidades tradicionais com o seu meio ambiente, tendo como base a relação entre biodiversidade, diversidade cultural e diversidade linguística. A identificação dos nomes comuns de peixes de interesse comercial nas duas línguas foi efetuada por entrevistas a pescadores no centro de pesca de Paquitequete, no entanto outros são pescadores residentes neste local há bastante tempo, são provenientes de Nacal-Porto, província de Nampula. De modo a contribuir com informações recentes acerca dos recursos pesqueiros Moçambicanos este trabalho teve por objetivo elaborar uma “ckeck list” de peixes de interesse comercial da Baía de Pemba. Foram descritas 67 espécies de peixes, sendo as espécies descritas e identificadas neste trabalho colhidas pelos pescadores artesanais locais e encontram-se tabeladas com a identificação científica, comum e em duas línguas locais o “Macua” e o “Kimuane”. O conhecimento e catalogação das espécies existentes nesta região é muito importante para a avaliação dos recursos existentes e certamente contribuirá para a sua proteção e gestão.

Publicado
2019-07-15