Impactos da contaminação por fármacos em ecossistemas de águas subterrâneas

Efeitos de fármacos em estigofauna

  • Cláudia Duarte Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais (cE3c) & CHANGE –Instituto das Alterações Globais e Sustentabilidade, e Departamento de Biologia Animal, Faculdade de Ciências, Universidade de Lisboa, Portugal.
  • Ana Sofia P. S. Reboleira Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais (cE3c) & CHANGE –Instituto das Alterações Globais e Sustentabilidade, e Departamento de Biologia Animal, Faculdade de Ciências, Universidade de Lisboa, Portugal.
Palavras-chave: produtos farmacêuticos, aquíferos, ecotoxicologia, poluição, estigofauna, estigóbios

Resumo

Os ecossistemas subterrâneos são uma importante fonte de água potável, da qual depende a maioria da população humana. A água subterrânea é também um importante ecossistema, repleto de espécies únicas que vivem em completa escuridão, a chamada estigofauna. Estas cujas comunidades têm pouca redundância funcional, sendo muito vulneráveis a perturbações de origem antropogénica. Os aquíferos são poluídos por grande diversidade de contaminantes, entre os quais se encontram os fármacos, administrados em humanos e animais. Estes infiltram-se nas águas subterrâneas, transportando os fármacos originais e os seus metabolitos. A contaminação por fármacos causa efeitos perniciosos em organismos subterrâneos e nos serviços de ecossistemas que desempenham, relacionados com a manutenção da qualidade da água. Neste artigo, revemos o conhecimento atual sobre fármacos encontrados em águas subterrâneas e principais vias de contaminação, sobre a avaliação dos seus efeitos ecotoxicológicos em espécies estigóbias, e sobre os seus potenciais efeitos em ecossistemas subterrâneos. Por fim, identificamos as principais lacunas no conhecimento, e lançamos perspetivas futuras para uma melhor proteção destes ecossistemas vulneráveis.

Publicado
2024-01-12
Secção
Artigos