A morfologia e função da brânquia de peixes teleósteos

  • João Soares Carrola UTAD
  • Ondina Ribeiro Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD/CITAB), Vila Real, Portugal
  • Mónica Quelhas Pinto Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), Vila Real, Portugal
Palavras-chave: ictiofauna, brânquia, biomarcador, peixes, respiração, filamentos

Resumo

A brânquia dos peixes é um órgão complexo que desempenha diversas funções vitais para a sua sobrevivência, tais como a respiração, a osmorregulação, a manutenção do equilíbrio ácido-base, mas também a excreção de compostos azotados.

Este órgão é composto por quatro arcos branquiais, que são estruturas ósseas que conferem suporte às duas fiadas de filamentos branquiais. Em cada filamento está presente uma artéria filamentosa aferente que se estende em todo o comprimento e irriga todas as lamelas. As lamelas são estruturas que permitem a respiração dos peixes, com as trocas gasosas entre a água e o sangue através do mecanismo contracorrente.

Devido à sua elevada superfície de contacto e ao constante contacto direto com a água, as brânquias bastante sensíveis aos stresses ambientais, sendo consideradas um importante biomarcador. Consequentemente, as alterações morfológicas neste órgão são reconhecidas como uma resposta aos stresses ambientais, tais como compostos tóxicos, e permitem avaliar o grau e o efeito da contaminação dos ecossistemas aquáticos.

Desta forma, no presente artigo de revisão irá ser feita uma primeira introdução aos peixes teleósteos e à estrutura básica da brânquia. Posteriormente, é feita uma abordagem às funções fisiológicas deste órgão e ao mecanismo contracorrente, e por fim às principais características que fazem deste órgão um excelente biomarcador da qualidade da água.

Publicado
2022-10-31
Secção
Artigos