Aprendizagem baseada na resolução de problemas e construção de materiais didácticos na temática “Sustentabilidade na Terra”

  • Aida Guerra Centro/Departamento de Geologia da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto
  • Clara Vasconcelos Centro/Departamento de Geologia da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto
Palavras-chave: Aprendizagem baseada na resolução de problemas, Estudos de avaliação, Materiais didácticos

Resumo

É frequente os alunos conseguirem com facilidade resolver os exercícios dos manuais escolares. No entanto, consideram mais difícil a resolução de problemas retirados e formulados a partir de situações reais do quotidiano, pois possuem dificuldades em transpor, mobilizar e utilizar o conhecimento construído em situações novas e reais. Tal situação resulta de um ensino ainda muito mecanizado e suportado em avaliações memorísticas que não permite que os alunos desenvolvam competências essências. O ensino orientado para a Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas (ABRP) parte da formulação de problemas a partir de situações reais e complexas, as quais dirigem o processo de ensino e promovem uma aprendizagem que auxilia os alunos (em trabalho grupal) a mobilizarem saberes. O trabalho de investigação realizado teve como principal objectivo construir e avaliar um conjunto de materiais didácticos e respectivas planificações de acordo com os princípios teóricos da ABRP, cruzando com o preconizado pelo currículo para as Ciências Naturais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e os desafios actuais da Educação em Ciência perante a Sociedade e o Ambiente. Os materiais construídos abrangeram a temática Sustentabilidade na Terra, leccionada no 3.º Ciclo do Ensino Básico. Estes foram avaliados por alunos do 8.º ano de escolaridade e por professores, considerados especialistas nas temáticas abrangidas no trabalho. Das avaliações efectuadas resultaram alguns indicadores sobre a potencialidade da utilização da ABRP nos processos de ensino e aprendizagem e à revisão e modificação dos materiais construídos, aperfeiçoando-os.
Publicado
2009-01-01
Secção
Artigos