Estudo da biodiversidade vegetal de uma ribeira: ferramenta metodológica na educação em ciências e na educação ambiental

  • Sofia Marques Escola Secundária de Castro Daire; Área Científica de Ciências da Natureza, Escola Superior de Educação de Viseu
  • Ruth Pereira CESAM (Centro de Estudos do Ambiente e do Mar) e Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro
  • Fernando Gonçalves CESAM (Centro de Estudos do Ambiente e do Mar) e Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro
Palavras-chave: Educação em Ciências, Educação Ambiental, Actividades investigativas, Biodiversidade vegetal

Resumo

As actividades investigativas com base na resolução de problemas podem constituir importantes ferramentas na educação em ciências e na educação ambiental. Estas actividades práticas, quando partem de questões-problema formuladas pelos alunos com base em problemas ambientais concretos e próximos dos mesmos, contribuem para aumentar a sua motivação para a aprendizagem das ciências, desenvolver competências de raciocínio, de comunicação e contribuem ainda para a sua sensibilização para as questões ambientais. O presente trabalho descreve um percurso investigativo efectuado por alunos do 3º Ciclo do Ensino Básico, o qual teve início numa visita a uma pequena ribeira próximo da Escola, que constituiu o mote para a formulação de problemas, e ao delineamento de uma estratégia de investigação, planeada de forma a validar as hipóteses formuladas.
Publicado
2010-01-01
Secção
Artigos