Chaves Dicotómicas Ilustradas: identificação de plantas ao alcance de todos

  • Helena Silva Departamento de Biologia, Universidade de Aveiro; Centro de Estudos do Ambiente e do Mar (CESAM), Universidade de Aveiro
  • Rosa Pinho Departamento de Biologia, Universidade de Aveiro
  • Lísia Lopes Departamento de Biologia, Universidade de Aveiro
  • Paulo Silveira Departamento de Biologia, Universidade de Aveiro; Centro de Estudos do Ambiente e do Mar (CESAM), Universidade de Aveiro
Palavras-chave: Identificação de plantas, Chaves Dicotómicas Ilustradas, Baixo Vouga Lagunar, Educação ambiental

Resumo

A criação de Chaves Dicotómicas Ilustradas e interactivas pode ser uma forma de colocar ao alcance de todos, ou quase todos, a identificação de plantas. Esta ferramenta ilustrativa apresenta extrema importância para a aquisição do conhecimento, divulgação e preservação da diversidade vegetal. Neste sentido, docentes e investigadores com ligação ao Herbário do Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro, desenvolveram uma ferramenta multimédia baseada em chaves dicotómicas ilustradas e interactivas para 390 espécies vegetais da região do Baixo Vouga Lagunar. A elaboração das chaves dicotómicas baseou-se em chaves dicotómicas publicadas em obras da especialidade, às quais foram adicionados inúmeros links interactivos que permitem a visualização da descrição dos termos botânicos empregues nas chaves, fotos de campo e laboratório, bem como desenhos ilustrativos, tornando muito mais fácil e apelativa a utilização das mesmas. Deste modo, esta ferramenta multimédia permite uma mais fácil utilização das chaves dicotómicas por parte dos professores e alunos do ensino Secundário e Universitário. Mais ainda, espera-se uma interactividade na medida em que os alunos e professores podem apresentar sugestões para a melhoria e actualização dos seus conteúdos, utilizados muitas vezes em acções de Educação Ambiental.
Publicado
2010-01-01
Secção
Artigos