Minas da Ervedosa: no passado uma mina, hoje um laboratório natural

  • João Carvalho CESAM - Centro de Estudos do Ambiente e do Mar, Departamento de Biologia, Universidade de Aveiro
  • Ana Gavina CESAM - Centro de Estudos do Ambiente e do Mar, Departamento de Biologia, Universidade de Aveiro
  • Tamira Cruz CESAM - Centro de Estudos do Ambiente e do Mar, Departamento de Biologia, Universidade de Aveiro
  • Fernando Gonçalves CESAM - Centro de Estudos do Ambiente e do Mar, Departamento de Biologia, Universidade de Aveiro
  • Ruth Pereira CESAM - Centro de Estudos do Ambiente e do Mar, Departamento de Biologia, Universidade de Aveiro
  • Sara C. Antunes CESAM - Centro de Estudos do Ambiente e do Mar, Departamento de Biologia, Universidade de Aveiro
Palavras-chave: Couto mineiro, Educação ambiental, Ervedosa, Fauna, Flora, Rio Tuela

Resumo

O Couto Mineiro de Ervedosa localiza-se nas freguesias de Ervedosa e Vale das Fontes, concelho de Vinhais e está inserido na Região Natural de Bragança exibindo uma complexidade geológica peculiar que propicia a actividade mineira. Outrora um jazigo de relevância nacional a mina de Ervedosa é, actualmente, um conjunto de ruínas, das quais restam apenas memórias e longas histórias para contar. As únicas estruturas que resistem ao tempo são as casas dos antigos funcionários, ainda hoje habitadas. As primeiras referências ao jazigo datam de 1857, e após décadas de exploração e extracção de minério, nomeadamente arsénio e estanho, as minas encerraram em 1969. A angariação de mão-de-obra proveniente de várias zonas do país originou uma população inter-regional, conferindo à região uma riqueza histórica ímpar, que aliada à riqueza natural característica da própria área constitui um manancial de informação que pode ser explorado. A ampla diversidade de habitats são uma componente essencial para a diversificada fauna e flora que pode ser observada no local. Ao longo deste artigo é efectuada uma descrição histórica dos acontecimentos mineiros, enfatizando-se as áreas adjacentes à exploração em termos geológicos e biológicos. Numa perspectiva de aplicação prática dos conhecimentos adquiridos e de Educação Ambiental, sugere-se ainda um vasto conjunto de actividades (para o compartimento aquático e para o compartimento terrestre) que poderão ser desenvolvidas com alunos de diferentes níveis de ensino.
Publicado
2010-01-01
Secção
Artigos