Corbicula fluminea: utilização de uma espécie invasora como organismo experimental

  • Inês Correia Rosa Departamento de Biologia e CESAM, Universidade de Aveiro
  • Raquel Costa CIEPQPF, Departamento de Engenharia Química, Universidade de Coimbra
  • Fernando Gonçalves Departamento de Biologia e CESAM, Universidade de Aveiro
  • Joana Pereira Departamento de Biologia e CESAM, Universidade de Aveiro
Palavras-chave: Corbicula fluminea, Morfologia, Ecologia, Organismos experimentais, Parâmetros morfométricos, Biomassa, Alometria, Dinâmica populacional

Resumo

As espécies invasoras incrustantes são actualmente uma forte ameaça aos ecossistemas e indústrias hidrodependentes em todo o mundo. Uma das principais espécies invasoras bioincrustantes presentes em Portugal é a amêijoa asiática Corbicula fluminea (Müller, 1774). O presente artigo tem como objectivo essencial a divulgação das características gerais desta espécie e dos seus impactos. Nomeadamente, serão abordados aspectos relacionados com a taxonomia, distribuição actual, ecologia e impactos ecológicos e industriais documentados para C. fluminea. Numa segunda fase pretende-se também sugerir a amêijoa asiática como instrumento de trabalho para o Ensino das Ciências Naturais e da Biologia ao nível Basico e Secundário. Neste contexto, são sugeridos alguns protocolos para determinação de parâmetros básicos de tamanho e biomassa, bem como protocolos para estudos de alometria e dinâmica populacional da espécie.
Deste modo, pretende-se não só sensibilizar a população em geral para a problemática das espécies invasoras bioincrustantes, mas também sugerir a possibilidade de as integrar como organismos de trabalho no sistema de ensino.

Publicado
2011-01-01
Secção
Artigos