Este artigo apresenta reflexões advindas de uma pesquisa sobre as múltiplas possibilidades “do fazer” educação ambiental, tendo como ponto de partida um estudo em etnobotânica que buscou conhecer e valorizar o conhecimento sobre plantas em distritos rurais da cidade de Uberlândia (Minas Gerais/Brasil). Buscou-se envolver crianças, jovens e adultos da comunidade dos distritos de Cruzeiro dos Peixotos e Tapuirama nas diversas linguagens das mídias. As abordagens metodológicas se diferenciaram no percurso investigativo procurando adequar-se à realidade. O elo e princípio norteador das aproximações realizadas junto aos sujeitos da pesquisa foram a utilização de diversas mídias visuais, fotografia e vídeos. A pesquisa foi estruturada em oficinas configuradas como rodas de conversa. Na primeira oficina os participantes registraram, utilizando uma maquina fotográfica, o meio ambiente. As fotografias revelaram uma representação de meio ambiente vinculada ao ambiente natural. Paisagens naturais foram priorizadas no registro das imagens. Na ultima oficina foi produzido coletivamente o documentário “Causos do Cerrado”. O estudo fez interagir o local (tradição do conhecimento popular sobre as plantas) e o global (recursos tecnológicos empregados na produção midiática).