Histórias do Cerrado: um encontro entre a educação ambiental e a cultura popular

  • Lúcia F. E. Guido Universidade Federal de Uberlândia
  • Inez R. Dias Universidade Federal de Uberlândia
  • Gustavo L. Ferreira Universidade Federal de Uberlândia
  • Aline B. Miranda Universidade Federal de Uberlândia
Palavras-chave: Educação ambiental, Mídia e educação, Conhecimento popular sobre plantas

Resumo

Este artigo apresenta reflexões advindas de uma pesquisa sobre as múltiplas possibilidades “do fazer” educação ambiental, tendo como ponto de partida um estudo em etnobotânica que buscou conhecer e valorizar o conhecimento sobre plantas em distritos rurais da cidade de Uberlândia (Minas Gerais/Brasil). Buscou-se envolver crianças, jovens e adultos da comunidade dos distritos de Cruzeiro dos Peixotos e Tapuirama nas diversas linguagens das mídias. As abordagens metodológicas se diferenciaram no percurso investigativo procurando adequar-se à realidade. O elo e princípio norteador das aproximações realizadas junto aos sujeitos da pesquisa foram a utilização de diversas mídias visuais, fotografia e vídeos. A pesquisa foi estruturada em oficinas configuradas como rodas de conversa. Na primeira oficina os participantes registraram, utilizando uma maquina fotográfica, o meio ambiente. As fotografias revelaram uma representação de meio ambiente vinculada ao ambiente natural. Paisagens naturais foram priorizadas no registro das imagens. Na ultima oficina foi produzido coletivamente o documentário “Causos do Cerrado”. O estudo fez interagir o local (tradição do conhecimento popular sobre as plantas) e o global (recursos tecnológicos empregados na produção midiática).
Publicado
2011-01-01
Secção
Artigos