Literacia ambiental no Ensino Secundário: o caso da Escola Secundária Dr. Manuel Candeias Gonçalves
Resumo
O levantamento e monitorização da Literacia Ambiental (LA) dos alunos do 12º ano do ensino secundário efetuado recorrendo a uma metodologia de inquérito, por recurso ao questionário escrito, permitiu caracterizar a LA da população inquirida, possibilitando a comparação com os resultados obtidos em diferentes escolas e a discussão da sua implementação generalizada e de forma sistemática a nível nacional.
Para além dos Conhecimentos Escolásticos (CE) transmitidos pelo ensino formal, comum a todas as escolas, uma vez que o sistema educativo português assenta em Programas Disciplinares únicos para cada ano de escolaridade e para todas as escolas, a LA dos indivíduos depende da possibilidade e disponibilidade para a aquisição de Conhecimento Informal (CI) através dos meios de comunicação social e da Internet. As atitudes pró–ambientais são tão ou mais importantes que os conhecimentos adquiridos, independentemente do seu tipo. A Educação Ambiental (EA) que determina a LA é, assim, o produto das vivências dos indivíduos, na escola e no seu dia a dia, complementadas pelos conhecimentos transmitidos pelo ensino formal e informal, mas, também, da pré-disposição dos alunos, professores e toda a comunidade educativa.