Diagnóstico sobre equipamentos para a Educação ambiental no Distrito de Lisboa. Aspectos biofísicos e socioculturais nos Projetos educativos

  • José Alves Universidade Aberta
  • Sara Carvalho Universidade Aberta e Centro de Ecologia Funcional da Universidade de Coimbra, Departamento de Teoría da Educación, Historia da Educación e Pedagoxía Social, Faculdade de Ciencias da Educación, Universidade de Santiago de Compostela
  • Pablo A. Meira-Cartea Departamento de Teoría da Educación, Historia da Educación e Pedagoxía Social, Faculdade de Ciencias da Educación, Universidade de Santiago de Compostela
  • Ulisses Miranda Azeiteiro Universidade Aberta e Centro de Ecologia Funcional da Universidade de Coimbra
Palavras-chave: Educação ambiental, Equipamentos para educação ambiental, Projetos educativos, Lisboa

Resumo

Tendo presente o papel dos Equipamentos para a Educação Ambiental (EqEA) no campo da Educação Ambiental (EA) não formal, pretendeu-se diagnosticar iniciativas desenvolvidas por EqEA no distrito de Lisboa. Estas iniciativas foram observadas à luz dos modelos/correntes genéricos de EA e do critério “impacto social”, considerando os elementos-recursos de um EqEA (instalações; recursos metodológicos; recursos humanos; sistema de avaliação, projeto educativo) e os níveis de integração de aspetos socioculturais nos projetos educativos. Deteta-se uma prevalência por práticas de EA com tendência conservacionista/naturalista e atitudinal/comportamental, centrados em temáticas como conservação da natureza/biodiversidade, poluição, alterações climáticas e resíduos urbanos em detrimento de outras práticas de modelos bioregionalistas e sociocríticos. Nestes, as temáticas envolvem mais as questões sociais, a qualidade de vida, a própria atividade económica, a nossa relação com a natureza, num equilíbrio/sustentabilidade socioambiental local, regional e global.

Publicado
2013-01-01
Secção
Artigos