Literacia ambiental no Ensino Secundário

  • Felicidade Belchior Cordeiro Escola Secundária de Santa Maria
  • Ana Duarte Pedro Escola Secundária Dr. Manuel Gomes de Almeida
  • Ana Pinto de Moura Universidade Aberta e REQUIMTE, Universidade do Porto
  • Paulo Talhadas Santos Departamento de Biologia, Faculdade de Ciências, Universidade do Porto
  • Ulisses Miranda Azeiteiro Universidade Aberta e Centro de Ecologia Funcional da Universidade de Coimbra
Palavras-chave: Ambiente, Atitudes, Conhecimento escolástico e informal, Literacia ambiental

Resumo

O principal objetivo deste estudo foi aferir a Literacia Ambiental nos alunos à saída do Ensino Secundário. Pretendeu-se, com a aplicação de um questionário, determinar até que ponto a aposta em Educação Ambiental na Escola Secundária de Santa Maria (Sintra), se tem traduzido tanto em novos conhecimentos quanto em novas atitudes, que uma vez adquiridos se integram e interrelacionam com o conhecimento prévio que o aluno possui. Os resultados obtidos permitiram verificar que ações ambientais promovidas durante a Educação Não Formal e Informal se refletem tanto em melhores desempenhos no Conhecimento Escolástico quanto nas Atitudes (apesar destas apresentarem piores resultados). O Conhecimento Informal apresentou desempenhos inferiores ao Conhecimento Escolástico e às Atitudes, refletindo a natureza da Comunidade onde os alunos estavam inseridos e a importância que esta atribui ao Ambiente. Mas, foram os alunos oriundos de agregados familiares com uma escolarização igual ou inferior ao nono ano que exibiram melhores Atitudes Ambientais e maiores desempenhos em Conhecimento Informal e Atitudes em contraste com os alunos provenientes de agregados familiares com formação de nível superior (Mestrado e Doutoramento). No Ensino Secundário, quanto mais jovens são os alunos melhores desempenhos evidenciam em Conhecimentos Escolásticos, e, são os mais velhos que mostram melhores Atitudes, o que corresponde a uma maior integração na sociedade como pré-adultos.

Publicado
2013-01-01
Secção
Artigos