A literacia ambiental em professores da Escola Secundária com 3ºciclo de Gondomar

  • Luísa Maria Barbosa Marques Agrupamento de Escolas Soares Bastos
  • Ulisses Miranda Azeiteiro Universidade Aberta e Centro de Ecologia Funcional da Universidade de Coimbra
  • Paulo Talhadas dos Santos Departamento de Biologia, Faculdade de Ciências, Universidade do Porto
Palavras-chave: Literacia ambiental, Educação, Conhecimento escolástico, Conhecimento informal, Atitudes, Docentes

Resumo

A literacia ambiental (LA) relaciona-se com o meio ambiente, parte do conhecimento que o cidadão possuiu em relação ao ambiente, as atitudes que o indivíduo toma perante o meio e os valores que o cidadão têm em relação ao mesmo. Quando o indivíduo apresenta uma literacia ambiental, está apto a compreender os valores da sociedade em que vive e os valores ao seu redor. Portanto, está capaz de compreender a importância que o meio ambiente tem para a vivência pessoal e para a sociedade. O lugar privilegiado para o desenvolvimento de competências continua a ser a escola. Mas, um grande desafio se coloca à escola: como desenvolver a literacia ambiental dos seus alunos? Como contribuir para a divulgação e aplicação de práticas de ensino e de aprendizagem que sejam inovadoras e adequada às exigências de um programa que promova a literacia ambiental dos seus alunos? Neste trabalho foi avaliada a LA dos docentes da Escola Secundária com 3ºciclo de Gondomar. A LA foi caracterizada com base na avaliação das componentes atitudes e conhecimentos (escolástico e informal). Os resultados obtidos constituem um primeiro registo e podem contribuir para avaliar da necessidade de implementação de ações no domínio do Ambiente no projeto educativo dos agrupamentos/escolas fomentando a realização de formação creditada para docentes dos vários grupos de ensino em temáticas Ambientais.

Publicado
2014-01-01