A literacia ambiental nos professores do Agrupamento de Escolas Soares Basto (Oliveira de Azeméis)

  • Sandra M. M. L. Esteves Agrupamento de Escolas Soares Bastos
  • Paulo Talhadas dos Santos Departamento de Biologia, Faculdade de Ciências, Universidade do Porto
  • Ulisses Miranda Azeiteiro Universidade Aberta e Centro de Ecologia Funcional da Universidade de Coimbra
Palavras-chave: Literacia ambiental, Educação, Conhecimento escolástico, Conhecimento informal, Atitudes, Docentes

Resumo

A Educação é um meio fundamental para promover as mudanças comportamentais e provir todos os cidadãos de uma Literacia Ambiental (LA) que permita um Desenvolvimento Sustentável (DS). A escola, tendo um papel primordial na educação dos alunos, requer professores comprometidos e empenhados com as problemáticas do Ambiente. É pois fundamental monitorizar a sua LA pois são elementos fundamentais na promoção do sucesso educativo na escola e por tanto no desenvolvimento da literacia dos seus alunos, futuros cidadãos comprometidos com o Ambiente. O presente trabalho teve como objectivo caracterizar a LA dos docentes do Agrupamento de Escolas Soares Basto, com base na análise das componentes relativas às atitudes e aos conhecimentos (escolástico, informal). Os resultados obtidos constituem um primeiro registo e podem contribuir para avaliar da necessidade de implementação de ações no domínio do Ambiente no projeto educativo dos agrupamentos/escolas fomentando a realização de formação creditada para docentes dos vários grupos de ensino em temáticas Ambientais.

Publicado
2014-01-01