A literacia ambiental dos alunos finalistas do Ensino Secundário: o caso da Escola Secundária da Moita

  • Gracinda F. B. Gomes Escola Secundária da Moita
  • Paulo Talhadas Santos Departamento de Biologia, Faculdade de Ciências, Universidade do Porto
  • Ulisses Miranda Azeiteiro Universidade Aberta e Centro de Ecologia Funcional da Universidade de Coimbra
Palavras-chave: Literacia ambiental, Conhecimentos, Atitudes, Competências, Cidadania

Resumo

O presente trabalho pretendeu dar continuidade ao levantamento e monitorização da Literacia Ambiental (LA), dos alunos finalistas do Ensino Secundário, iniciada em várias outras Escolas Secundárias de Áreas Geográficas e realidades Socioeconómicas distintas da que foi alvo este estudo, a Escola Secundária da Moita. Para o seu desenvolvimento, recorreu-se a uma metodologia de inquérito por recurso ao questionário escrito, já devidamente testado e ajustado nas escolas onde foi anteriormente aplicado. Na situação em estudo, o questionário foi aplicado aos alunos do 12º ano do curso Cientifico Humanístico, de Ciências e Tecnologias, num total de 72 alunos. Demonstrou-se que estes alunos apresentam, globalmente, um nível Suficiente de Literacia Ambiental. O Conhecimento Informal apresenta desempenhos inferiores ao Conhecimento Escolástico, o que é reflexo do meio em que a escola se insere, dos modos de vida dos seus habitantes e da importância que estes atribuem à cultura e, particularmente, ao Ambiente. É ao nível das Atitudes pró-ambientais que o desempenho destes alunos apresenta melhores resultados, o que demonstra um bom nível de receptividade e envolvimento nas problemáticas ambientais.

Publicado
2014-01-01