O trabalho de campo como estratégia no Ensino Secundário: um estudo de caso

  • Fernanda Filipe Escola Secundária de Figueiró dos Vinhos
  • Maria Helena Henriques Departamento de Ciências da Terra e Centro de Geociências, Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra
Palavras-chave: Educação científica para desenvolvimento sustentável, Ensino secundário, Geologia, Exploração sustentável dos recursos geológicos, Trabalho de campo

Resumo

Neste trabalho descrevem-se os resultados obtidos numa investigação em educação científica, no âmbito da disciplina de Biologia e Geologia, desenvolvido com alunos de uma turma do 10º ano da Escola Secundária de Figueiró dos Vinhos, que teve como objetivo dar resposta à questão: “Como estimular aprendizagens significativas e relevantes acerca de exploração sustentável de recursos geológicos, nomeadamente de calcário?”
Enquadrada na unidade temática “A Terra, um planeta muito especial”, a investigação envolveu a conceção, implementação e avaliação de uma intervenção educativa centrada numa visita de campo a uma pedreira desativada, localizada na região em que os alunos habitam – a pedreira Britaltos (concelho de Penela, distrito de Coimbra).
Pretendeu-se que os alunos, a partir do desenvolvimento de atividades práticas de campo, utilizando estratégias de trabalho cooperativo, aprendessem a reconhecer impactos resultantes da exploração de recursos geológicos, adquirissem competências de recolha e tratamento de informação pertinente acerca das normas que condicionam a exploração de pedreiras e desenvolvessem pensamento crítico relativamente à exploração não sustentada desse tipo de recursos. Atendendo aos resultados obtidos decorrentes da investigação realizada, tais objetivos parece terem sido alcançados.

Publicado
2014-01-01
Secção
Artigos