Apólogos e fábulas na promoção de educação para desenvolvimento sustentável

  • Maria Helena Henriques Departamento de Ciências da Terra e Centro de Geociências da Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade de Coimbra
  • Maria José Moreno Faculdade de Farmácia e Grupo de Catálise e Química Fina do Centro de Química da Universidade de Coimbra, Pólo das Ciências da Saúde
Palavras-chave: Apólogos, Fábulas, Educação científica, Educação para desenvolvimento sustentável

Resumo

No presente trabalho discutem-se os conceitos de apólogos, fábulas e parábolas como género literário narrativo, assente num discurso argumentativo, que cumpre uma função sócio-comunicativa específica, e onde se reconhecem intenções moralizadoras e didáticas, conducentes à adoção de atitudes e comportamentos consentâneos com valores aceites por uma determinada sociedade.Dado que apólogos e fábulas se destinam a um auditório particular, sendo usados preferencialmente em situações pedagógicas, defende-se o seu valor como recurso educativo acessível e eficaz na docência, fundamental para veicular valores como o respeito - pelos outros e pelo ambiente -, em que assenta uma educação para desenvolvimento sustentável. No âmbito da implementação da Década das Nações Unidas da Educação para o Desenvolvimento Sustentável (2005-2014), foram publicados em Portugal 13 livros que aqui se apresentam. Neles incluem-se apólogos e fábulas, com o objetivo comum de contribuir para a promoção de educação para a sustentabilidade, veiculando conhecimento de natureza científica, essencial para a formação de cidadãos comprometidos com a sustentabilidade do planeta e dos seus recursos.

Publicado
2014-01-01
Secção
Artigos