N-acetilcisteína como agente protetor de espermatozoides expostos ao agente quimioterapêutico etoposido

  • Ana Rabaça Departamento de Microscopia, Laboratório de Biologia Celular, Instituto de Ciências Biomédicas de Abel Salazar (ICBAS), Unidade Multidisciplinar de Investigação Biomédica (UMIB), Universidade do Porto (UP), Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP)
  • Carolina Ferreira Departamento de Microscopia, Laboratório de Biologia Celular, Instituto de Ciências Biomédicas de Abel Salazar (ICBAS), Unidade Multidisciplinar de Investigação Biomédica (UMIB), Universidade do Porto (UP), Universidade dos Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD)
  • Ana Gonçalves Centro de Genética da Reprodução Prof. Alberto Barros (CGR-ABarros)
  • Alberto Barros Centro de Genética da Reprodução Prof. Alberto Barros (CGR-ABarros), Departamento de Genética, FMUP
  • Marco G. Alves Centro de Investigação em Ciências da Saúde (CICS), Universidade da Beira Interior (UBI)
  • Mário Sousa Departamento de Microscopia, Laboratório de Biologia Celular, Instituto de Ciências Biomédicas de Abel Salazar (ICBAS), Unidade Multidisciplinar de Investigação Biomédica (UMIB), Universidade do Porto (UP), Centro de Genética da Reprodução Prof. Alberto Barros (CGR-ABarros)
  • Pedro F. Oliveira Departamento de Microscopia, Laboratório de Biologia Celular, Instituto de Ciências Biomédicas de Abel Salazar (ICBAS), Unidade Multidisciplinar de Investigação Biomédica (UMIB), Universidade do Porto (UP), Centro de Investigação em Ciências da Saúde (CICS), Universidade da Beira Interior (UBI)
  • Rosália Sá Departamento de Microscopia, Laboratório de Biologia Celular, Instituto de Ciências Biomédicas de Abel Salazar (ICBAS), Unidade Multidisciplinar de Investigação Biomédica (UMIB), Universidade do Porto (UP)
Palavras-chave: Quimioterapia, Etoposido, Antioxidante NAC, Espermatozoides, Fertilidade masculina

Resumo

As neoplasias malignas afetam uma grande percentagem de homens em idade reprodutiva. O potencial reprodutivo destes pacientes é negativamente afetado pelos regimes quimioterapêuticos adotados, existindo o risco de virem a sofrer de infertilidade prolongada. Apesar da criopreservação de sémen ser o método preferencial para preservação da sua fertilidade não é passível de ser aplicada a pacientes pré-púberes. O etoposido é um agente quimioterapêutico citotóxico, da classe dos inibidores da topoisomerase, que provoca quebras na dupla cadeia de DNA, promovendo a morte celular por apoptose. O N-acetilcisteína (NAC) é um derivado da cisteína com características antioxidantes e quimioprotetoras capaz de penetrar facilmente as membranas celulares e eliminar espécies reativas de oxigénio. O presente trabalho teve como objetivo avaliar os efeitos quimioprotetores do NAC em espermatozoides expostos a etoposido in vitro. [...]

Publicado
2016-01-01
Secção
Artigos