A metformina reduz a fragmentação do DNA e a condensação imatura da cromatina em espermatozoides humanos in vitro

  • Carolina Ferreira Departamento de Microscopia, Laboratório de Biologia Celular, Instituto de Ciências Biomédicas de Abel Salazar (ICBAS), Unidade Multidisciplinar de Investigação Biomédica (UMIB), Universidade do Porto (UP), Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD)
  • Ana Rabaça Departamento de Microscopia, Laboratório de Biologia Celular, Instituto de Ciências Biomédicas de Abel Salazar (ICBAS), Unidade Multidisciplinar de Investigação Biomédica (UMIB), Universidade do Porto (UP), Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP)
  • Ana Gonçalves Centro de Genética da Reprodução Prof. Alberto Barros (CGR-ABarros)
  • Alberto Barros Centro de Genética da Reprodução Prof. Alberto Barros (CGR-ABarros), Departamento de Genética, FMUP
  • Pedro F. Oliveira Departamento de Microscopia, Laboratório de Biologia Celular, Instituto de Ciências Biomédicas de Abel Salazar (ICBAS), Unidade Multidisciplinar de Investigação Biomédica (UMIB), Universidade do Porto (UP), Centro de Investigação em Ciências da Saúde (CICS), Universidade da Beira Interior (UBI)
  • Mário Sousa Departamento de Microscopia, Laboratório de Biologia Celular, Instituto de Ciências Biomédicas de Abel Salazar (ICBAS), Unidade Multidisciplinar de Investigação Biomédica (UMIB), Universidade do Porto (UP), Centro de Genética da Reprodução Prof. Alberto Barros (CGR-ABarros)
  • Marco G. Alves Centro de Investigação em Ciências da Saúde (CICS), Universidade da Beira Interior (UBI)
  • Rosália Sá Departamento de Microscopia, Laboratório de Biologia Celular, Instituto de Ciências Biomédicas de Abel Salazar (ICBAS), Unidade Multidisciplinar de Investigação Biomédica (UMIB), Universidade do Porto (UP)
Palavras-chave: Metformina, Sistema reprodutor masculino, Espermatozoides, Preservação de espermatozoides, Fertilidade masculina

Resumo

A metformina é um antidiabético oral da classe das biguanidas largamente prescrito para o tratamento da Diabetes mellitus tipo 2. A metformina tem sido utilizada em diversas patologias reprodutivas nomeadamente nas associadas com a resistência à insulina. Vários estudos avaliaram o efeito deste fármaco no sistema reprodutor masculino ao nível dos testículos, células de Sertoli e a sua capacidade antioxidante em espermatozoides de ratinho após criopreservação. Contudo, pouco se sabe acerca do seu efeito no aparelho reprodutor masculino adulto humano, particularmente em espermatozoides. O presente trabalho teve, portanto, como objetivo estudar este efeito in vitro.As amostras de sémen foram usadas após consentimento e os espermatozoides incubados na ausência e na presença de metformina (0, 5, 50 e 500 μM). A análise do sémen foi realizada de acordo com as diretrizes da Organização Mundial para a Saúde. A incidência de espermatozoides morfologicamente normais com fragmentação de DNA e condensação imatura da cromatina foi avaliada pelo ensaio TUNEL e pela técnica do azul de anilina, respetivamente. Após incubação com 50 μM de metformina verificou-se uma redução na percentagem de espermatozoides móveis. Doses mais baixas de metformina aumentaram a fragmentação do DNA e a condensação imatura da cromatina, ao passo que a concentração de 500 μM restaurou estes parâmetros para valores similares aos do grupo contro-lo. Perante estes resultados, a metformina apresenta efeitos benéficos importantes para os espermatozoides humanos durante a incubação, o que parece ser dependente da dose utilizada. Enquanto concentrações mais elevadas de metformina preservam a integridade do DNA, concentrações mais baixas são capazes de prevenir a redução da motilidade. Deste modo, a par das novas aplicações clínicas que têm sido atribuídas à metformina, propomos a sua utilização como aditivo ao meio de incubação dos espermatozoides, de forma a prevenir a degeneração e fragmentação do seu DNA.

Publicado
2016-01-01
Secção
Artigos