“Onde estão as sementes do medronheiro?” – uma intervenção educativa com alunos no âmbito da disciplina de Ciências Naturais

  • Graça Maria Neves Dias Agrupamento de Escolas de Arganil, Av. das Forças Armadas, 3300 Arganil, Centro de Geociências, Faculdade de Ciências Tecnologia, Universidade de Coimbra
Palavras-chave: Metodologia IBSE, Atividades práticas de campo, Atividades laboratoriais, Trabalho cooperativo

Resumo

A aprendizagem informal no ensino básico deve ser estimulada de modo a permitir aprendizagens mais intensas e sistemáticas sobre o mundo real. O projeto “Onde estão as sementes do medronheiro”, refere-se à conceção, planificação, implementação e avaliação de uma intervenção educativa, no âmbito da disciplina de Ciências Naturais, recorrendo à metodologia Inquiry Based Science Education (IBSE), com atividades de cariz prático, laboratoriais e de campo, e ações ambientais e cooperativos, envolvendo 19 alunos do Ensino Básico do concelho de Arganil. A intervenção incluiu atividades realizadas em dois contextos distintos – ao nível do ensino formal (sala de aula), e não formal, laboratório e no campo (Mata da Santa Casa da Misericórdia de Arganil), enquadrada na temática “Sustentabilidade na Terra”, centrada nos conceitos: Biodiversidade, Alterações Climáticas e Sustentabilidade. A avaliação da intervenção teve por base a recolha de dados que contemplaram a análise das respostas dos alunos às fichas de trabalho e ao questionário de avaliação, bem como os registos de observação direta e no diário do professor. Foram também integrados dados quantitativos, sob a forma de estatística descritiva. Os resultados obtidos, com este projeto, fornecem indicadores positivos em relação ao valor educativo de intervenções que promovam interações entre contextos formais e não formais, integrando inter-relações Ciências-Tecnologia-Sociedade, centradas no quotidiano dos alunos, e permitem reforçar a aplicação do método de aprendizagem ativa (IBSE) como um recurso importante na aprendizagem das Ciências Naturais.

Publicado
2016-01-01
Secção
Artigos