Geologia e Ambiente: a educação ambiental nas minas de ouro de Castromil

  • José Barros Centro de Geologia, Universidade do Porto
  • Clara Vasconcelos Centro de Geologia, Universidade do Porto
  • Alexandre Lima Centro de Geologia, Universidade do Porto
  • Maria João Santos Escola EB 2-3 Passos José
Palavras-chave: Trabalho no campo, Minas de ouro de Castromil, Educação ambiental, Planificação, Materiais didácticos

Resumo

Sendo reconhecido o papel das aulas práticas, nomeadamente de campo, no ensino das ciências, elas surgem frequentemente nas planificações das práticas lectivas sem fundamentação didáctica ou sem integração curricular. Reconhecendo a importância do papel insubstituível que as actividades práticas no campo desempenham nos processos de ensino e de aprendizagem da Geologia, e também na promoção da Educação Ambiental, elaborou-se uma planificação e desenvolveu-se uma saída de campo às minas de ouro de Castromil (Paredes, Porto). A actividade contribuiu para a divulgação e valorização de aspectos geológico/mineiros de interesse relevante e para a protecção ambiental do local. O impacte da actividade revelou-se bastante positivo junto dos alunos do 3º Ciclo do Ensino Básico, que constituíram a amostra do estudo (n=39). A planificação da actividade de campo seguiu o modelo organizacional de Nir Orion (1993), tendo os materiais didácticos sido elaborados para consubstanciar cada uma das três fases do modelo (preparação, viagem e pós-viagem).
Publicado
2009-01-01
Secção
Artigos