Teoria situacional do Discurso baseada em Valores

  • César Neto Escola Superior de Comunicação Social (ESCS- IPL)
  • Nuno da Silva Jorge Escola Superior de Comunicação Social (ESCS- IPL)

Resumo

Vivemos num mundo cada vez mais heterogéneo, onde os riscos de conflitos culturais são eminentes. O mundo está em mudança e pessoas de diversas culturas, formas de estar e mentalidades partilham o mesmo espaço (cf. Ravazzani, 2006). Apesar de existir  homogeneidade ao nível de alguns valores de referência transacionais, existe também uma maior noção da existência da diversidade de valores. É essencial que os Profissionais de Comunicação compreendam os valores dos seus stakeholders, de forma a alinharem, estrategicamente, a comunicação das organizações. De um ponto de vista social, os valores assumem um papel fundamental nas relações humanas e, do nosso ponto de vista, a sua compreensão, essencial para uma comunicação eficaz, apenas é possível quando conhecemos e percebemos a base desses sistemas de valores, os quais determinam as atitudes e ações dos seres humanos em relação a determinado assunto ou objeto.
Os resultados preliminares da nossa pesquisa sobre os valores, revelaram que estes podem assumir uma tipologia de Absolutos ou Relativos, podendo apresentar diferentes posições na arena de significados onde a compreensão se desenvolve. Estas diferentes posições podem originar quatro tipos diferentes de conflito – paz, turbulência, ofensivo e defensivo –, sendo que a estratégia de comunicação de uma organização deve ter o tipo de conflito em conta.
Neste sentido, este artigo apresenta uma tipologia de atuação estratégica que, compreendendo as estruturas valorativas que se desenvolvem em sociedade, permite aos Profissionais de Comunicação compreender cada tipo de conflito e atuar sobre ele. O nosso trabalho apresenta um quadro conceptual que fornece indicações sobre como atuar em cada tipo de conflito, abrindo caminho para aquilo que apelidamos de Teoria Situacional do Discurso baseada em Valores. Construído com base numa conceção sociológica sobre a noção de Valores, ao modelo é aplicado a noção de Valores Perelmaniana, sendo que na interseção das duas podemos construir as linhas estratégicas a adotar de forma a lidar com cada
tipo de conflito. Este artigo tem implicações para o estudo Sociológico da Comunicação, uma vez que fornece orientações sobre como as organizações podem comunicar estrategicamente na Arena de Significados, onde os Valores assumem diferentes tipos de conflitos, com o intuito de estarem tão perto quanto possível de uma conceção universal dos mesmos. Tem ainda implicações no mundo académico, uma vez que explora a importância dos Valores na compreensão social do mundo por parte das organizações e na sua orientação estratégica.

Publicado
2013-01-01
Secção
Sociologia da Comunicação e dos Media