Os novos Media como mediadores e potenciadores de relações intergeracionais

  • Ana Melro Universidade de Aveiro, CETAC.MEDIA
  • Lídia Oliveira Universidade de Aveiro, CETAC.MEDIA
Palavras-chave: Novos media, Relações intergeracionais, Meio rural português

Resumo

Quer o nascimento dos indivíduos tenha ocorrido na altura do surgimento da televisão, do computador ou do telemóvel, todos eles representam um papel diferente nas suas atividades quotidianas, percecionados como imprescindíveis na medida em que são considerados como necessários para manter contacto com os pares ou familiares, como forma de entretenimento, para trabalhar ou estudar, etc. A utilização dos novos media ocorre de forma transversal aos contextos e tempos sociais, mas também às relações, quer sejam as estabelecidas entre indivíduos pertencentes à mesma geração ou a gerações diferentes. É sobre estas em particular que se debruça o interesse desta comunicação. Pretende-se refletir sobre a mediação e até a potenciação que os media elaboram para a e na ocorrência das relações intergeracionais, mais concretamente, as relações familiares entre pais, filhos e avós, residentes em meio rural. Com esse objetivo, analisam-se os inquéritos por questionário aplicados no território rural português (Continente e Ilhas) no ano de 2012, no âmbito da tese de doutoramento “Gerações de ecrã em meio rural”, desenvolvida na Universidade de Aveiro e na Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

Publicado
2013-01-01
Secção
Sociologia da Comunicação e dos Media