A cidade na/da Internet: reflexões urbanas em ambientes de Comunicação Digital

  • Juliana Batista dos Reis Universidade Federal de Minas Gerais
Palavras-chave: Territórios, Periferia, Internet, Ciberespaço, Juventude

Resumo

O trabalho reflete sobre as relações urbanas no contexto da cibercultura, a partir da aproximação com grupos virtuais juvenis construídos em função de um pertencimento territorial. No amplo espaço de convivência da web, os ditos universos público e privado são (re)modelados, permutados, (re)construídos. O ambiente online entendido como esfera pública pode ser percebido como um palco em que dramas privados são encenados, expostos e publicamente assistidos (Bauman, 2001, p.83). Prontamente, alcançamos experiências no ‘público ciberespaço’ modeladas por questões coletivas e individuais que se relacionam a determinados grupos, territórios e/ou vivências pessoais. Mesmo por isso, faz-se necessário discernir que a internet não se configura como “não-lugar”, conceituação de Marc Augé para definir espaços que se caracterizam pela ausência de aspectos identitários, históricos e relacionais (1994, p.73). O texto problematiza o alcance da web para a presença e a (re)construção de territórios da cidade, por exemplo, através de bairros, ruas e variados lugares que norteiam a existência de comunidades virtuais, mapas e vistas panorâmicas digitais. Nesse sentido, as redes de comunicação moldam a vida e são moldadas por elas (Castells, 2007). Portanto, o artigo busca refletir sobre as desigualdades na cidade também no âmbito da comunicação digital. Em que medida o universo online “reflete” as diferentes construções das relações e dimensões simbólicas entre centro(s) e periferia(s)? Os ambientes de comunicação digital se configuram como espaço invisível de territorialidades onde há apagamento de distâncias geográficas e ou sociais? É possível pensar na ideia de uma periferia na Internet ou periferia da Internet? A proposta consiste em apresentar uma pesquisa etnográfica, realizada em contexto on e offline que tem como recorte uma região periférica da cidade de Belo Horizonte/Brasil, o Aglomerado da Serra. Com isso, é possível problematizar a construção de dimensões simbólicas desse território na internet e conjeturar em que medida essa referência espacial e de socialização marca as vivências de jovens na web. Ao adentrar para o universo do ciberespaço e dos ambientes de socialização online, são apresentados fóruns de discussão, grupos, redes sociais digitais e plataformas que fazem menção ao Aglomerado. Em muitos desses espaços, os jovens participantes da pesquisa estão presentes. Contudo, o ciberespaço, da mesma forma que o espaço social, longe de ser um contínuo homogêneo, é territorializado e fragmentado em diferentes espaços simbólicos,
constituídos e operacionalizados pelas práticas de sociabilidade que ocorrem em seu interior.

Publicado
2013-01-01
Secção
Sociologia da Comunicação e dos Media