A Internet como meio de persuasão política

  • Rosália Rodrigues Universidade da Beira Interior
Palavras-chave: Comunicação política, Persuasão, Novos media

Resumo

A aldeia global de Marshall Macluhan expandiu-se no ciberespaço. O aparecimento dos novos media, digitais, nomeadamente a Internet possibilitaram novas formas de persuasão política. Com a expansão da Internet, os profissionais das novas “indústrias persuasivas” encontraram uma oportunidade para divulgar a mensagem política, através de um meio de comunicação massiva, contudo mais personalizado que os tradicionais meios massivos, algo que a transforma num meio de comunicação completamente inovador. As investigações feitas no campo da comunicação tentam tornar a Comunicação Política cada vez mais eficaz, de modo a diminuir o possível ruído existente, tornando os processos  comunicacionais mais direccionados perante os diferentes grupos que constituem os vários públicos, cada vez mais diversificados e pluralistas. Aqui entra o desempenho das Agências de Comunicação, Assessoria, profissionais
de Relações Públicas e publicistas. “Os operadores das “Indústrias da Persuasão”, como designa António Fidalgo referindo-se à persuasão exercida pelos especialistas que trabalham em empresas de comunicação, que têm como objectivo “vender” um produto ou ideia. Deste modo, segundo o preceito de que “o meio é a mensagem”, as características dos meios determinam muitas vezes o significado que é atribuído a uma mensagem e a eficácia do processo comunicativo, levando, ou não, à concretização do efeito desejado pela fonte de informação. Através das conclusões de uma análise aos sites partidários das campanhas eleitorais das legislativas dev2009, do PS (partido Socialista) e do PSD (Partido
Social Democrata) vamos averiguar como é que um site partidário se comporta como ferramenta (meio) de persuasão política.

Publicado
2013-01-01