Competências comunicacionais e interculturais: ferramentas essenciais para as Organizações e para o Gestor global

  • Susana de Salazar Casanova Universidade Europeia | Laureate International Universities
  • Sandra Miranda Escola Superior de Comunicação Social, Instituto Politécnico de Lisboa
Palavras-chave: Comunicação, Gestão intercultural, Competências comunicacionais, Internacionalização

Resumo

Com a globalização, com o acelerado desenvolvimento da tecnologia, a par da acentuada crise económica que se vive na Europa, constituiu-se como uma alternativa, cada vez mais premente, às empresas negociarem noutros países, com pessoas de culturas distintas. Os gestores, para além de enfrentarem os desafios de uma negociação internacional – com todas as dificuldades que lhe são inerentes – precisam de desenvolver aptidões comunicacionais interculturais para negociarem em mercados globalizados. Trata-se de saber articular as habilidades de gestão com este tipo de competências comunicacionais, uma vez que estas determinam o sucesso de uma transação internacional. Nesta comunicação demonstrar-se-á a importância das competências de gestão intercultural no perfil do novo gestor global, bem como os seus benefícios, comprovando que estas valências são determinantes para o desempenho da atividade profissional e organizacional.

Publicado
2013-01-01
Secção
Relações Públicas e Comunicação Organizacional