A Comunicação Organizacional no âmbito da metodologia 360º/ Feedback 360º
Resumo
A comunicação organizacional tem vindo a assumir relevância no seio organizacional, pois a globalização e a crescente competitividade dos mercados de trabalho levam a um contacto mais permanente entre os colaboradores (Miller, 2011). Contudo, quando aplicada erradamente (i.e., falhas comunicativas) poderá envolver a partilha de sentimentos negativos entre os colaboradores (Proctor & Doukakis, 2003). Tais falhas comunicativas tendem a ocorrer em organizações com uma estrutura hierárquica fortemente marcada, devido a uma menor partilha de poder entre os diferentes atores organizacionais (e.g. alguns atores organizacionais tendem a inibir-se no que concerne à comunicação que estabelecem com outros hierarquicamente superiores a si) (Felts, 1992). Nesse contexto, surge a necessidade da realização de um estudo sobre a comunicação organizacional, no âmbito de uma metodologia de avaliação de desempenho específica, designada por metodologia 360º/feedback 360º. Isto porque a metodologia em causa diferencia-se da avaliação de desempenho tradicional por considerar a perspetiva avaliativa de vários atores organizacionais (e.g. Brutus & Gorriti, 2005). O presente artigo visa uma abordagem às temáticas da metodologia 360º e da comunicação organizacional, com o intuito de realizar uma revisão teórica dos temas em questão.