Os quatro paradigmas da Comunicação Estratégica e o Ensino em Portugal

  • Evandro Samuel Oliveira Universidade do Minho, CECS, Universidade de Leipzig
  • Teresa Ruão Universidade do Minho, CECS
Palavras-chave: Comunicação estratégica, Paradigmas, Comunicação organizacional, Relações públicas, Comunicação corporativa, Comunicação de negócios

Resumo

A área da Comunicação Estratégica tem crescido nos últimos anos, dando origem a diversos programas de formação em instituições do ensino superior Portuguesas, incluindo mestrados e programas doutorais. Esta crescente importância científica do campo, que integra o estudo da comunicação como uma prática social em contextos estratégicos e organizacionais, conduziu também à adoção de diferentes tradições de investigação. Mas como podemos conhecer a história da Comunicação Estratégica em Portugal e identificar os enquadramentos teóricos de referência desta área de estudo? Ora, foi esta questão que desencadeou a nossa investigação que pretende, assim: (1º) refletir sobre o estado da arte deste campo de estudo; (2º) criar a base para uma reflexão sistemática e orientadora de diferentes paradigmas de investigação no âmbito da Comunicação Estratégica; bem como, (3º) identificar a presença das tradições de investigação no ensino superior em Portugal.

Publicado
2013-01-01
Secção
Relações Públicas e Comunicação Organizacional