Os novos Social Media e a Comunicação de Crise

  • Lúcia de Fátima Viveiros Carvalho Silva Centro de Investigação em Comunicação Aplicada, Cultura e Novas Tecnologias (CICANT) / Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias
Palavras-chave: Novos social media, Comunicação de crise, Gestão de comunicação de crise

Resumo

Com a proliferação dos novos media a comunicação de crise tornou-se mais importante que nunca. Estes podem ajudar ou prejudicar as organizações dependendo da maneira como são usados, no entanto uma monitorização e controle constante dos mesmos, proporcionam um controle da imagem e reputação da organização. Actualmente, as organizações não podem excluir o recurso aos novos sociais media como uma ferramenta fundamental nas comunicações das empresas com os seus clientes, isto porque estes estão a tornar-se no canal preferido para a disseminação de informação e comunicação. Vivemos num mundo globalizado, onde as informações adquiridas modificam atitudes e comportamentos, as redes sociais transformaram a forma como as pessoas e as empresas comunicam entre si, pois permitem a partilha de informação em tempo real, com pessoas fisicamente distantes, provocaram uma mudança na forma e na velocidade de acesso à informação e ao conhecimento, assim como a interacção entre as pessoas. O problema lida com a relação entre as organizações e os seus públicos, num contexto de mediação através do computador, logo a utilização dos novos media como uma nova forma de diálogo entre as organizações e os stakeholders, permitindo o escrutínio imediato das organizações por parte dos seus públicos (ativo e interveniente), que poderão originar consequências numa situação de crise, colocando em risco a reputação e até a própria organização. Com a participação dos novos media, as empresas podem ter de alterar ou modificar a abordagem de decisões tomadas, de modo a prevenir potenciais situações de crise ou em caso de crise que tem como origem os novos media, tomarem medidas adequadas, minimizando os danos em termos de imagem. Na comunicação de crise, existe a necessidade de melhorar a eficiência da utilização dos novos media sociais no sentido de ampliar o conteúdo informacional, aproveitando os recursos disponibilizados pela ferramenta, de modo a reduzir erros, na actualização do conteúdo com o intuito de melhorar a sua eficácia para os diversos públicos para os quais está destinado.

Publicado
2013-01-01
Secção
Relações Públicas e Comunicação Organizacional