A Intranet como veículo dinamizador de comunicação interna e participação activa dos colaboradores nas organizações. Estudo de Caso: a Intranet da Danone Portugal

  • Nuno Goulart Brandão Instituto Superior de Novas Profissões
  • Sofia Estrela Duarte Instituto Superior de Novas Profissões
Palavras-chave: Comunicação organizacional, Relações públicas, Comunicação interna, Cultura, Identidade organizacional, Intranet

Resumo

As tecnologias de informação e comunicação aplicadas à comunicação interna das organizações conferem originalidade e rapidez no acto de comunicação, proporcionando novos métodos e práticas indutoras de participação activa e interacção de comunicação em rede entre os seus diferentes colaboradores. O desenvolvimento da Intranet é um exemplo claro para a dinâmica interna que se espera mais participativa nas organizações, como um decisivo factor para a geração de inovação, conhecimento e espírito de pertença dos seus colaboradores, potenciando e reforçando um clima organizacional positivo e propício ao cumprimento dos objectivos empresariais e seu crescimento sustentado e para a sua cultura e identidade organizacional (Elias e Mascaray, 2003; Aloy et al., 2005; Maurício, 2006; Pinho, 2003; Nestares, 2002; Almeida, 2003; Riel, 1995). O presente estudo centra-se, precisamente, na avaliação dos processos de comunicação interna e monotorização da Intranet da Danone Portugal, empresa que faz parte da multinacional Grupo Danone que tem como conceito central na sua actividade, o saber aliar “o negócio com as pessoas”, sendo considerada desde 2004, pela Revista Exame, como a melhor empresa em Portugal no sector Agro-industrial e classificada como a 16ª melhor empresa para trabalhar em Portugal segundo o Great Place to Work Institute. Pretendeu-se, deste modo, realizar um estudo onde se apurasse o contributo da sua comunicação interna em rede, Intranet, como veículo de participação e envolvimento dos seus colaboradores. Como principais conclusões a que se chegou nesta investigação podemos destacar que se validou a 1 ª hipótese em estudo. No entanto, quanto à 2 ª hipótese, esta só se pode considerar como parcialmente validada, em virtude dos inquiridos entenderem que a Intranet, ainda não lhes permite um nível elevado de participação e interacção, solicitando uma nova fase de aprofundamento das suas potencialidades.

Publicado
2013-01-01
Secção
Relações Públicas e Comunicação Organizacional