O papel do Desporto na Sociedade: uma oportunidade para as Relações Públicas?
Resumo
O presente artigo assenta na ideia de que o jogo, nomeadamente o desporto, desempenha um papel relevante na sociedade vigente. Baseado em revisão de literatura de várias áreas científicas, pretende analisar-se a relação entre desporto e sociedade. Toda esta análise tem como objetivo perceber se o desporto, devido ao seu papel na sociedade, pode ser uma mais-valia para a comunicação das organizações. O jogo e os seus princípios marcam profundamente os tipos de sociedade, como também são influenciados pela sociedade. Nem todos os jogos têm um papel civilizador, mas a verdade é que continuam a ter uma grande importância na sociedade (cf. Callois, [1958] 1990). O jogo é de imensa importância para o jogador, mas também para os espectadores, que o vivem tão ou mais intensamente do que o jogador. Isto é visível principalmente nos jogos que implicam aplicação, conhecimento, habilidade, coragem e força, onde a tensão sentida pelo jogador se transmite para o espectador (cf. Huizinga, [1938] 2003). Um exemplo deste tipo de jogo é o Desporto. O Desporto envolve uma maior tensão devido ao elemento Agôn e à presença constante do desejo de vitória. Quando se compete, compete-se «por», «em» e «com» alguma coisa, facto que afeta os atletas, mas também os espectadores (cf. Huizinga, [1938] 2003). Vivemos numa sociedade onde cada vez mais pessoas utilizam uma parte considerável do seu tempo de lazer a participar ou a assistir a confrontos desportivos, onde cada vez mais pessoas sentem “prazer, quer como atores ou espectadores, em provas físicas e confrontos de tensões entre indivíduos ou equipas, e na excitação criada por estas competições” (Elias, [1985] 1992: 40). Para além disso, o facto de os atletas serem vistos como heróis, adquire grande importância na sociedade moderna. As funções míticas dos desempenhos desportivos são a base [ou pelo menos fortalecem] da força de atração do desporto para os atletas e o seu fascínio para os espectadores. Este carácter mítico atribuído aos desportistas e aos desempenhos desportivos faz com que o Desporto exerça uma grande influência
social. O Desporto é visto como uma visão moderna das lutas dramáticas e os atletas são vistos como heróis, com os quais os espectadores se identificam (cf. Barthes in Lenk, 1990). Percebe-se assim o potencial comunicativo do Desporto. O desempenho mais elevado conseguido apresenta um fascínio e uma provação para todos, é algo apelativo e que representa a superação e a corporificação do desejo de eternidade e de deixar uma marca. Entende-se que, tendo em conta a relevância social, política e cultural do Desporto, este pode desempenhar um importante papel nas estratégias de Relações Públicas. Nesse sentido, este artigo abre então portas para que os académicos e profissionais de Relações Públicas reflitam sobre o papel e a importância que o Desporto pode ter nas estratégias de Relações Públicas das organizações.