Marca da cidade sede transmite boa imagem? “Natal 2014 - Cidade Sede da Copa do Mundo da FIFA”

  • Ronaldo Mendes Neves Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • José Zilmar Alves Costa Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Palavras-chave: Marca, Eventos, Cidade sede, Configuração de imagem

Resumo

Ensaio que envolve o método de configuração de imagem para identificar e classificar os atributos da marca da cidade sede no contexto de um evento internacional. A comunicação de marcas compreende atividades mercadológicas e institucionais direcionadas aos vários públicos de interesse com a intenção de criar ou fortalecer a imagem dos produtos e serviços das organizações. O evento faz parte do composto promocional e se configura para a cidade contemporânea como condição essencial na identificação dos valores, tradições e da imagem institucional. A partir do termo indutor, “Natal 2014 - cidade sede da copa do mundo da FIFA”, utiliza-se o método de configuração de imagem (Schuler, 2000 e De Toni, 2009) para realizar um levantamento dos atributos por meio de entrevista estruturada por escrito com amostra não probabilística constituída por alunos de pós-graduação em comunicação residentes na cidade sede. Dessa maneira, foi realizado um pré-teste e os resultados indicam atributos que se agrupam nos níveis sensorial, emocional, racional e simbólico. Contudo, é um estudo exploratório sobre o método que pretende traçar um panorama das imagens da marca da cidade sede até a realização do evento em 2014. Por fim, o método de configuração de imagem proporciona uma visão holística sobre as imagens que a marca transmite e revela ser muito útil para o reconhecimento dos atributos percebidos pelo público.

Publicado
2013-01-01
Secção
Relações Públicas e Comunicação Organizacional