Credibilidade e confiança no Rádio educativo

  • Edgard Patrício Universidade Federal do Ceará
Palavras-chave: Rádio educativo, Credibilidade, Confiança

Resumo

O Rádio sempre foi considerado um meio de comunicação unidirecional. Nele, a comunicação partiria de um emissor até chegar a um determinado receptor. O segundo ficaria a mercê do primeiro, preso às suas determinações. Estudos recentes no campo da comunicação, no entanto, tentam ultrapassar essa abordagem. Colocam esse receptor como um componente ativo. Essa mesma discussão pode ser observada na educação. Aqui, uma educação bancária seria substituída por uma educação problematizadora. Quando se tem em mente a educação pelo rádio, essa situação assume situações ainda mais definidas. Numa educação pelo rádio, como seria construído um processo que, ao mesmo tempo, privilegiasse uma comunicação de mão-dupla e uma educação libertadora? Estudar a confiança e a credibilidade envolvidas nas interações que aí acontecem pode ser um início na compreensão dessa questão.

Publicado
2013-01-01