Publicidade, sedução e assertividade: a Comunicação de Marca, hoje

  • Fernando Peixoto CECS – Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (U. M.)
Palavras-chave: Publicidade, Marca, Sedução, Promessa, Imagem, Identidade

Resumo

A publicidade constitui hoje uma atividade fundamental nas modernas sociedades de consumo. Representando um instrumento de importância indelével na comunicação organizacional, não só promove bens e serviços como também veicula ideias, conceitos e imagens. Enquanto poderosa indústria cultural, a publicidade pode assumir várias facetas e múltiplas formas, muitas vezes surpreendentes, consoante a intenção prévia que subjaz uma determinada campanha. Porém, duas características incontornáveis dever-se-ão encontrar sempre presentes: a sedução, primeiro; a assertividade, depois. Na qualidade de instrumento privilegiado de comunicação de uma dada marca, a publicidade representa a principal técnica comunicacional no atual paradigma da comunicação organizacional. Para muitos, é mesmo considerada a mãe de todas as técnicas, ou mesmo, a «técnica das técnicas». Ao longo dos tempos, o fenómeno publicitário tem vindo a evoluir exponencialmente, ao ponto de se constituir hoje num paradigma comunicacional autónomo e com uma idiossincrasia própria. Com técnicas próprias. Com modelos próprios. Face à dimensão espectral que a publicidade
hoje representa, problematizo o modo e a forma como a comunicação de marca se faz no presente, bem como equaciono quais os desafios, ameaças e oportunidades se lhe colocam num futuro próximo.

Publicado
2013-01-01
Secção
Publicidade e Comunicação