As Campanhas de Publicidade exterior e a sua memorização - Estudo realizado junto de um grupo de consumidores

  • Paula Lopes INP / Grupo Lusófona
Palavras-chave: Campanhas de publicidade, Publicidade exterior, Memorização de marcas/produtos

Resumo

As campanhas de publicidade são efectuadas pelos anunciantes e pelas marcas com o  objectivo de comunicar aos seus públicos informação sobre os seus produtos e / ou serviços. Mas para além disso existem um conjunto de factores que são inerentes à comunicação publicitária como a memorização das suas campanhas pelos consumidores devido a vários factores: tipo de produto, criatividade da campanha e mensagem comunicada. Associado à Publicidade Exterior em particular existem outros factores como o conjunto da imagem e do lettering colocados no suporte de Outdoor. A concepção gráfica dos posters e Outdoors faz a diferença na captação da atenção do consumidor, o que justifica a investigação que tem sido desenvolvida sobre a medição da eficácia da criatividade da campanha. O objecto de estudo deste trabalho de investigação é perceber se os consumidores memorizam as marcas que incluem a publicidade exterior no seu plano de meios. A metodologia aplicada a esta pesquisa consiste numa revisão bibliográfica sobre a temática e num questionário aplicado a um grupo de consumidores para saber se memorizaram as marcas que anunciam em Publicidade Exterior em Portugal.

Publicado
2013-01-01
Secção
Publicidade e Comunicação