Projeto Gráfico e Contrato de Leitura: a Moda no Jornalismo de Revista

  • Márlon Uliana Calza Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS/BRASIL), Centro Universitário Ritter dos Reis (UNIRITTER/BRASIL)
  • Ana Cláudia Gruszynski Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS/BRASIL)
Palavras-chave: Jornalismo, Moda, Revista, Contrato de leitura, Projeto gráfico

Resumo

O artigo analisa o projeto gráfico das revistas impressas do segmento de moda, problematizando o modo como seus elementos gráficos conformam estratégias e percursos de leitura, contribuindo para a constituição e manutenção dos vínculos entre o meio e o leitor, através do contrato de leitura, além de caracterizar o jornalismo de revista. Trata-se de uma reflexão teórica fundamentada na pesquisa bibliográfica, que traz reproduções de páginas exemplares de revistas de moda que se articulam ao texto como argumentos visuais. Conclui-se que no projeto gráfico transparecem uma série de estratégias (editoriais, comerciais e institucionais) que procuram delinear os produtos e posicioná-los no mercado, com vistas (i) à sua identificação com o seu segmento de atuação e com aqueles periódicos de referência, a fim de se gerar um reconhecimento; mas também com vistas (ii) à sua diferenciação, considerando-se seu vínculo e/ou seu aspecto de moda.

Publicado
2013-01-01