A Moda como Notícia: um estudo de caso do Jornal Público e Jornal de Notícias

  • Beatriz Lobo Moreira Universidade do Minho
  • Raphael Marinho de Carvalho Universidade do Minho
  • Karina Sampaio de Almeida Universidade do Minho
Palavras-chave: Moda, Jornalismo, Representações midiáticas

Resumo

Este estudo propõe uma reflexão de como a moda se relaciona com os medias em Portugal. O artigo discute as relações entre os medias e setor da moda, nesse caso, mais particularmente, busca-se fazer uma análise das matérias voltadas a tal segmento publicadas em dois jornais de ampla circulação dentro de Portugal: o Jornal Público e o Jornal de Notícias. Para fundamentar o estudo, são utilizados os conhecimentos de autores como Lipovestky, Sant’Anna, Simmel, entre outros, que oferecem uma compreensão sobre a moda e a sociedade. A pesquisa é divida em três partes. Inicialmente se faz uma breve discussão sobre o jornalismo de moda, após, é verificado o motivo de a moda ser um assunto que mereça visibilidade jornalística. Ainda é realizada uma análise pontuando a visibilidade oferecida para assuntos dedicados à moda em aspectos de cada jornal durante o mês de março de 2013. A análise do discurso possibilita a compreensão da abordagem das duas publicações, verificando se estas são semelhantes ou diferentes.

Publicado
2013-01-01