Jornalismo Cultural em revista: uma análise da seção Artes e Espetáculos da Revista Veja

  • Flávia Pessoa Serafim Universidade do Minho
Palavras-chave: Jornalismo cultural, Revista Veja, Jornalismo de revista

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo perscrutar como a revista mais lida do Brasil - a saber, o semanário Veja, publicado pela editora Abril - retrata a arte e a cultura para seus leitores. Procura, assim, lançar um olhar sobre o assunto e refletir acerca da visão e da abordagem que uma revista tão proeminente nesse país tem sobre as temáticas tratadas pelo jornalismo cultural. A fim de chegarmos a alguma conclusão efetuamos a análise de nove edições da revista Veja, publicadas nos meses de janeiro e fevereiro de 2013. Fazendo uso da  metodologia de análise quantitativa de conteúdo, foram extraídas 86 matérias, as quais foram trabalhadas como Unidades de Informação. Nelas buscou-se classificar a geografia política, a cartografia cultural e os gêneros e formatos jornalísticos presentes. A partir dessa análise, foi possível traçar o seguinte perfil do jornalismo cultural produzido por Veja: é um jornalismo que privilegia a cultura por um ângulo opinativo, dando grande importância ao formato resenha, que trata majoritariamente de temáticas internacionais e se ocupa principalmente em abordar como assunto os produtos da indústria cultural. A partir dessas informações quantitativas, foi possível proceder a um raciocínio crítico de seu conteúdo e concluir que é dado um espaço consideravelmente menor para a cultura erudita e um espaço praticamente irrelevante para a cultura popular nacional, de forma que o semanário não se preocupa em transmitir a seus leitores informações nem reflexões sobre a cultura popular brasileira. Também foi possível distinguir que a Veja promove entre aqueles que a leem, ao menos no que se refere aos  assuntos culturais, uma supervalorização do internacional e uma subvalorização do que é brasileiro, e, acima de tudo, do regional e local. Assim sendo, pode-se afirmar que a sociedade brasileira não convive consigo mesma, ou, mais especificamente, com sua arte e cultura, nas páginas de Veja. Em suma, a revista de maior tiragem do Brasil valoriza mais produtos massivos, principalmente aqueles que vêm de fora, e se ocupa em fazer seus leitores pensarem majoritariamente em produtos da indústria cultural.

Publicado
2013-01-01