Assessoria de Imprensa 2.0: o uso das Mídias Sociais nas Eleições Municipais de Campo Grande/MS

  • Gerson Luiz Martins UFMS – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Janaína Ivo da Silva UFMS – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Palavras-chave: Assessoria de imprensa, Eleições, Política, Mídias sociais

Resumo

Identificar o uso das mídias sociais, especificamente Facebook e Twitter, nas campanhas eleitorais dos candidatos a prefeito de Campo Grande, em 2012, é o objetivo central deste estudo. Para as análises, foram selecionados Edson Giroto, Vander Loubet, Alcides Bernal, Reinaldo Azambuja e Marcelo Bluma. A escolha foi baseada naqueles que possuíssem perfis ou páginas estabelecidos no Twitter e no Facebook, no dia seis de julho de 2012, início oficial da campanha eleitoral. A  categorização dos resultados, definida a priori, teve base nos estudos em ciberjornalismo de Palácios (1999), sob os aspectos de suas características de forma e conteúdo (hipertextualidade, interatividade, multimidialidade, personalização, memória e instantaneidade). A investigação apontou que o conceito de comunicação digital foi adotado em todos os sítios web de redes digitais dos candidatos, em maior e menor escala.

Publicado
2013-01-01