Os formatos audiovisuais nos Produtos Jornalísticos exclusivos para Tablets: apontando algumas tendências

  • Juliana Fernandes Teixeira Universidade Federal de Santa Catarina, Universidade Federal da Bahia
Palavras-chave: Jornalismo audiovisual, Ciberjornalismo, Dispositivos móveis, Tablets

Resumo

O artigo pretende identificar algumas tendências mais evidentes e/ou recorrentes com relação aos formatos audiovisuais nos produtos jornalísticos exclusivos para tablets. Nosso objetivo, portanto, não é realizar uma conceituação ou classificação de formatos; em vez disso, busca-se compreender, a partir de uma análise exploratória, as tendências referentes ao uso do audiovisual nos produtos autóctones para tablets. A hibridização será a primeira a ser abordada. Em seguida, discutiremos a tendência de manutenção dos formatos clássicos, a qual é exemplificada pela permanência da lógica da rádio ilustrada e de cenários que registram como fundo de cena as redações. Por fim, apresentaremos constatações relacionadas aos formatos mais experimentais, com destaque para os conteúdos centrados nos personagens. Para empreender essa pesquisa, utilizamos a revisão bibliográfica e o estudo de caso enquanto principais estratégias metodológicas. A amostragem de casos estudados foi composta por produtos jornalísticos autóctones, produzidos exclusivamente para tablets, entre os quais incluímos as revistas ProjectWeek (Reino Unido) e Katachi (Noruega), e os jornais diários La Repubblica Sera (Itália), O Globo a Mais (Rio de Janeiro/BR), Estadão Noite (São Paulo/ BR) e Diário do Nordeste Plus (Fortaleza/BR).

Publicado
2013-01-01