A Comunicação pelos Audiovisuais Educativos: a relação pensada a partir do metáporo

  • Marília da Silva Franco Universidade de São Paulo (USP)
  • Vanessa Matos dos Santos Universidade de São Paulo (USP)
Palavras-chave: Acontecimento comunicacional, Audiovisuais, Educação, Metáporo, Nova teoria da comunicação

Resumo

As transformações ocorridas no mundo contemporâneo tem alterado a estrutura das sociedades, modificando a forma como as pessoas vivem, trabalham, estudam e, sobretudo, operam seus processos cognitivos. O desenvolvimento das tecnologias de comunicação e informação resultou em uma nova percepção espaçotemporal que determina novas dinâmicas sociais, políticas e econômicas. A concepção de uma Nova Teoria da Comunicação tem revisitado a pesquisa científica no Brasil com uma proposta de trabalho que respeita a dinâmica dos acontecimentos e dos contextos em que ocorrem. Um dos pontos mais instigantes dessa nova teoria está justamente concentrado na ideia de realizar a pesquisa com base no metáporo. Os audiovisuais, de acordo com essa lógica, podem ser compreendidos além das fronteiras cotidianamente conhecidas, o que abre um novo horizonte de investigação científica. Este artigo aborda as possibilidades desse novo horizonte de pesquisa para o entendimento dos audiovisuais nos processos educativos. O cenário até aqui exposto corrobora o pensamento de que o maior desafio implicado na produção desses materiais está justamente em re-pensar e compreender o fenômeno comunicativo audiovisual.

Publicado
2013-01-01
Secção
Filosofia e Teorias da Comunicação