Qual a pertinência da Infografia na Receção e Interpretação da Informação Meteorológica em Televisão?

  • Marcelo Brites Departamento de Comunicação e Arte , Universidade de Aveiro
  • Óscar Mealha Departamento de Comunicação e Arte , Universidade de Aveiro
  • Rui Rodrigues Departamento de Comunicação e Arte , Universidade de Aveiro
Palavras-chave: Infografia, Receção, Interpretação, Meteorologia televisiva, Eye tracking, Atenção seletiva

Resumo

O presente artigo propõe-se investigar e compreender a forma como o telespectador percebe e interpreta a infografia da meteorologia televisiva, no contexto da Rádio Televisão Portuguesa (RTP), e quais os principais pontos de interesse e problemas na composição infográfica adotada. Desta forma, é apresentado um estudo com recurso ao eye tracking, baseado em três testes distintos e aplicados a três grupos de participantes que compõem uma amostra
gerada por conveniência. Os testes diferem entre si nos estímulos que proporcionam a cada um dos grupos: um recorre exclusivamente ao áudio, outro apenas ao vídeo e, finalmente, um terceiro com ambos os estímulos, em registo audiovisual. Os resultados indiciam que os estímulos onde existe maior nível de perceção, são os estímulos que contenham a omponente áudio isoladamente ou agregada ao vídeo. Estes factos apesar de não se traduzirem em resultados generalizáveis, são suficientemente relevantes para revelar a pertinência e rigor da narrativa falada numa unidade de informação audiovisual desta natureza, fortemente suportada na dimensão infográfica. Os resultados revelam ainda fragilidades nas opções de composição gráfica, nomeadamente de morfologia e cor em determinados locais, levando a confusão entre formas de terreno e artefactos infográficos meteorológicos. Surgiram também outros problemas relacionados com contraste entre os elementos infográficos utilizados e a representação de fundo, de mar e/ou terra.

Publicado
2013-01-01