Gender and Multi-platform TV consumption tendencies in Portugal (Potential users and adopters)

  • Luís Miguel Pato Universidade da Beira Interior

Resumo

A TV apresenta-se como uma realidade baseada em pressupostos de cooperação intermediática (Buonanno, 2008). Verifica-se que as teorias de comunicação tradicionais (“flow”) estão a ser complementadas por uma TV segmentada e participativa (“narrowcasting”). Estas propostas devem-se à mudança de paradigma no que à distribuição de conteúdos TV diz respeito. Verifica-se que hoje, se usam interfaces híbridos para se aceder às emissões tornando-as mais personalizáveis, acessíveis e disponíveis. Estudos têm demonstrado que assuntos relacionados com género comportam indícios fundamentais relativos à adoção de inovações tecnológicas. Partindo destes pressupostos, esta investigação propõe duas abordagens complementares – uma que se baseia numa revisão exaustiva da literatura acerca da adoção tecnológica e do cenário multiplataforma em que a TV se
encontra atualmente e outra que apresenta os resultados de um inquérito administrado a uma amostra de 630 alunos do ensino superior em Portugal entre Outubro de 2011 e Maio de  2012. Os resultados obtidos evidenciam padrões diferentes entre os géneros masculino e feminino no que à adoção e uso de TV distribuída em sistema multiplataforma se refere.

Publicado
2013-01-01