Estratégias transmediáticas e reações dos públicos de TV

  • Fernanda Castilho Universidade de Coimbra/CIMJ
Palavras-chave: Novas tecnologias digitais, Televisão, Transmedia storytelling, Transmediação, YouTube

Resumo

Ao refletir acerca dos fenómenos digitais, a partir de conceitos que permeiam o momento histórico de mudanças tecnológicas, somos levados a acreditar que a introdução da internet constitui um momento de viragem, tanto para os media, bem como para os públicos e processos comunicativos. Sobretudo em relação aos produtos televisivos, o impacto das novas tecnologias digitais concretiza-se em diferentes frentes. Uma delas, a crescente migração das audiências para a assistência noutras plataformas, geralmente com auxílio da internet, resultando no surgimento de novas formas de relacionamento entre produtores e consumidores. A proposta deste trabalho é perpassar termos e conceitos, no intuito de compreender as estratégias transmediáticas de quatro títulos de ficção dos canais generalistas portugueses. Interessa-nos, igualmente, avançar para um estudo de receção, para observar as reações do público nas caixas dos comentários publicados no site de partilha de vídeos em streaming YouTube.

Publicado
2013-01-01