A privatização da RTP como narrativa simbólica do poder político

  • Nuno Conde Universidade Católica Portuguesa CECC (Centro de Estudos de Comunicação e Cultura)
Palavras-chave: Comunicação política, Opinião pública, Poder, Regulação, RTP, Serviço público

Resumo

A comunicação tem por objeto a análise do tema da privatização da RTP como estratégia de Comunicação Política, no período compreendido entre finais de 1997, altura em que Marcelo Rebelo de Sousa, então líder do PSD, sugeriu propor a privatização da RTP, e o primeiro semestre de 2013, momento em que o XIX Governo Constitucional decidiu suspender o então anunciado processo de privatização da RTP. A partir de um conjunto de dados secundários,
designadamente, a imprensa escrita, comunicados oficiais e o arquivo da Assembleia da República, procurou-se alcançar respostas para as seguintes interrogações: Em que contexto é que o tema da privatização da RTP (re) surge continuamente ao longo do tempo? Quais são os elementos centrais da narrativa política em prol, ou contra, a ideia de privatização da RTP? Existe, ou não, um antagonismo ideológico entre o pensamento político de esquerda e o de direita relativamente ao tema da privatização da RTP? Como resultado da investigação concluímos que a comunicação política em torno da ideia da privatização da RTP é utilizada como estratégia simbólica de afirmação política. A discussão em torno da RTP assume uma
natureza simbólica, mobilizadora de outros significados, designadamente, de opções ideológicas sobre o papel do Estado na sociedade e na economia.

Publicado
2013-01-01
Secção
Economia e Políticas da Comunicação