A responsabilização dos Média (Media Accountability) em Portugal

  • Nuno Moutinho Faculdade de Economia, Universidade do Porto, CEF.UP, CETAC.MEDIA
  • Helena Lima Universidade do Porto
  • Suzana Cavaco Universidade do Porto
  • Ana Isabel Reis Universidade do Porto
Palavras-chave: Responsabilização dos média, Ética, Regulação

Resumo

Este estudo procura definir uma metodologia capaz de aplicar para Portugal o projeto MediaAcT, que compara os diversos sistemas de Media Accountability na União Europeia como indicador para o pluralismo na Europa. De facto, o impacto dos mecanismos de regulação nos media tem sido muito debatido, mas pouco estudado sistematicamente. Neste sentido, o MediaAcT, assentando na teoria económica, procura determinar e fornecer dados empíricos confiáveis, capazes de gerar um debate sustentado sobre este tema. A regulação dos média ganha ainda uma maior relevância perante as alterações provocadas pela Era Digital, que dotou o indivíduo / cidadão de instrumentos que lhe permitem não só interferir nos conteúdos produzidos pelos média, como também ser produtor desses conteúdos. Este artigo procura assim identificar os fatores macro, meso e micro que influenciam o trabalho jornalístico e as suas responsabilidades éticas. Estes fatores de influencia são agrupados em sete patamares distintos: jornalista (individualmente); redação; organização da empresa; cultura profissional; sistema de media; fatores externos de contexto; globalização. Para além disso, a audiência e a educação do jornalista são considerados fatores transversais, uma vez que parecem influenciar o comportamento do jornalista nos restantes níveis referidos. É importante perceber o peso de cada um destes fatores no trabalho jornalístico e a interdependência entre eles. A metodologia utilizada tem como base um inquérito quantitativo standard a submeter aos jornalistas de cada um dos países parceiros, via internet. A amostra é estratificada, por forma a ser representativa da realidade jornalística de cada país.

Publicado
2013-01-01
Secção
Economia e Políticas da Comunicação