Problemas e desafios na análise de conteúdos dinâmicos com recurso ao Eye Tracking

  • Rui Rodrigues Department of Communication and Art, University of Aveiro
  • Samuel Almeida Department of Communication and Art, University of Aveiro, CISUC, Dept. of Informatics Engineering, University of Coimbra
  • Ana Veloso Department of Communication and Art, University of Aveiro
Palavras-chave: Conteúdos dinâmicos, Eye Tracking, Media

Resumo

O eye tracking é cada vez mais utilizado como uma ferramenta de análise em diversas e distintas áreas científicas, como é o caso da psicologia e medicina, mas sobretudo em estudos de usabilidade aplicados à web, aos videojogos e à televisão em todos os seus domínios (e.g. publicidade, comerciais, entretenimento). Esta multiplicidade de usos permite ao eye tracking ocupar um lugar de destaque no que diz respeito à avaliação do comportamento e interação do utilizador com um dado serviço e/ou produto, tendo sempre como base as questões infocomunicacionais, que possibilitam o desenvolvimento de serviços e produtos mais eficazes e eficientes para o consumidor/utilizador. Contudo, as aplicações e ferramentas relacionados com a utilização da tecnologia eye tracking estão muito direcionados para a análise da eficácia comunicativa de conteúdos estáticos, como são os casos de websites e imagens. Existe um desenvolvimento muito escasso no que diz respeito a ferramentas e estratégias de análise de conteúdos dinâmicos, como são os casos de conteúdos audiovisuais e videojogos. Este artigo tem como objetivo, por um lado, refletir e evidenciar alguns problemas encontrados na utilização da tecnologia eye tracking em conteúdos dinâmicos, e por outro lado, expor os desafios inerentes à utilização e tratamento de dados neste tipo de conteúdos.

Publicado
2013-01-01
Secção
Comunicação Multimedia