Vantagens práticas da utilização de Plataformas participativas para a promoção e disseminação de Bens Culturais: caso de estudo da Biblioteca Pública Municipal do Porto

  • Cláudia Lima ID+ Instituto de Investigação em Design, Media e Cultura
  • Heitor Alvelos ID+ Instituto de Investigação em Design, Media e Cultura
Palavras-chave: Biblioteca 2.0, Biblioteca pública, Biblioteca Pública Municipal do Porto, Cidadania, Web 2.0

Resumo

Considerando a biblioteca pública como uma força viva para a educação, cultura e informação (Manifesto Unesco, 1994) e tendo em conta um novo paradigma social fortemente  caracterizado pelas tecnologias digitais e pela cultura da participação (Cardoso et al., 2005; Castells, 2004; Jenkins 2008), este artigo pretende salientar a importância de uma  reformulação das abordagens comunicativas das Bibliotecas Públicas Portuguesas nas plataformas web de cariz participativo. Da observação feita às presenças na web destas bibliotecas, verificámos que a utilização das plataformas web para as suas práticas comunicativas é, em geral, reduzida, nomeadamente no que diz respeito a redes e media sociais, e a interação com o utilizador não é particularmente estimulada. O presente artigo partirá da análise de práticas desenvolvidas em bibliotecas públicas nos Estados Unidos que lhes permitiram um maior envolvimento na sua comunidade de utilizadores e que se enquadram no que Casey e Savastinuk (2007) designaram como biblioteca 2.0, um modelo de biblioteca ajustado a cada instituição em particular e centrado na sua comunidade de utilizadores específica. A análise de abordagens comunicativas nas plataformas web participativas de uma biblioteca em particular, a Austin Public Library, bem como as  informações prestadas pelos responsáveis pela gestão destas plataformas, revelou objetivamente vantagens da sua utilização e do estímulo à participação e envolvimento dos utilizadores nos serviços da biblioteca. Estando cientes da impossibilidade de uma “importação” total do modelo americano para o contexto português, em parte devido a diferenças de teor económico e cultural, pretendemos identificar práticas que, não sendo importadas, possam ser estruturadas especificamente em função da realidade encontrada em Portugal. Centraremos este artigo na observação de práticas comunicativas na web de uma biblioteca pública portuguesa específica, a Biblioteca Pública Municipal do Porto (BPMP), considerada como uma das mais importantes do nosso país. Com 180 anos, estima-se que as suas coleções contemplem cerca de 1,5 milhões de itens provenientes desde o séc. IX até à atualidade, e que incluem manuscritos, cartografia, iconografia, impressos raros, um conjunto de espólios e correspondências de escritores e artistas nacionais, entre outras espécies. Desde a sua fundação foi atribuído a esta instituição o que é hoje conhecido como Depósito Legal, permitindo-lhe reunir uma vasta coleção de documentos que constituem um precioso retrato da sociedade portuguesa ao longo de vários séculos. Não obstante, verificámos nesta instituição a ausência de hábitos conducentes à criação de redes de conhecimento, nomeadamente através de plataformas digitais participativas. Esta biblioteca não tem um site próprio e não se encontra presente em redes ou media sociais. Neste sentido, serão apontadas vantagens da virtualização e descentralização de serviços da BPMP nas plataformas web não só para ampliar o alcance das suas práticas comunicativas e das suas coleções e serviços a um público mais abrangente e geograficamente distante, mas também enquanto contributo para a preservação de documentos históricos.

Publicado
2013-01-01
Secção
Comunicação Multimedia