Marketing Digital no setor hoteleiro: o que as Páginas Web dizem dos hotéis portuensesD
Resumo
O objetivo deste estudo é teorizar sobre a importância do marketing digital no setor hoteleiro, aferindo o contributo da Internet e das suas ferramentas, nomeadamente, sites, e-mail, redes sociais e blogs na promoção e dinamização de um hotel. De forma a medir os efeitos práticos, as vantagens e a aplicabilidade destas ferramentas, foram analisados os sites dos hotéis de duas a cinco estrelas do centro histórico da cidade do Porto. Nesta análise são incluídos aspetos como a navegabilidade, comunicação, conteúdos e oferta de serviços online. Concluiu-se que há já um forte esforço de implementação desta forma emergente de marketing, por parte dos hotéis em análise. A maioria das unidades de alojamento possibilita a compra online dos seus produtos, aposta na comunicação integrada de marketing através da apresentação da missão e valores no site, comunica as suas facilidades de forma completa, tem o site traduzido para diversos idiomas, incluíndo os correspondentes aos mercados de procura emergentes, possuem uma galeria fotográfica e conteúdos de índole externa. Como principais parâmetros a serem melhorados, salienta-se a inexistência de campos para pesquisa, lacunas na explicitação de políticas de reserva e cancelamento e ausência de vídeos e blogs. Constatou-se ainda, que pouco mais de metade dos hotéis analisados estão inseridos nas redes sociais, com maior incidência no Facebook.