YouTube como palco virtual: estudo de caso da banda Boyce Avenue

  • Bárbara Marina Almeida dos Santos Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
Palavras-chave: YouTube, Música, Convergência midiática, Publicidade online

Resumo

Desde o início da década de 90 o mundo vem se familiarizando mais com a internet. Com ela não apenas governos e grandes redes de comunicação obtiveram grandes avanços, mas também o público/receptor/consumidor, que também passou a ser estudado e analisado com maior peculiaridade. Com a internet a globalização ganhou um novo conceito juntamente com a evolução da comunicação e do acesso ao conhecimento. Em um período de vivência da web 2.0 a internet ganhou novas proporções principalmente se tratando do ponto de vista do internauta/consumidor, porque através dessa nova fase a rede ganha plataformas que aumentam a interação entre os homens. Dos anos 90 para os anos 2000, como era de se esperar, as redes de relacionamento/interação também evoluíram através dos recursos tecnológicos, tentando se aproximar ao máximo de uma comunicação face a face. O YouTube é uma (das muitas) forte ferramenta de propagação/divulgação, utilizada densamente por “anônimos”, artistas iniciante, mas não deixando de ser uma aliada das grandes indústrias devido a sua popularidade. Tamanha popularidade é vista pela velocidade de propagação de
uma mensagem, pelo número de “curtidas”, comentários, compartilhamento e etc. O internauta passou a assumir uma postura ativa frente à rede. Hoje o consumidor/internauta é considerado como Consumer-Generated Media (CGM). Ou seja, ele gera conteúdo para os meios e plataformas e também os consome. Os sites se aliam as redes sociais, infundem ferramentas em suas estruturas que permitem uma participação maior do público e acabam agregando assim um sentimento de participação e empatia. Através de autores como Jenkins, Barbero e Gallego são embasados assuntos relacionados à convergência midiática, cultura participativa, consumo, cultura de massa e meios de comunicação e sobre a indústria  fonográfica. Baseado nisso o presente trabalho pretende analisar o site como palco virtual para bandas iniciais, no caso específico a banda Boyce Avenue, e a que se deve tamanha popularidade em suas visualizações e de que forma a publicidade dos artistas é realizada nessa
plataforma.

Publicado
2013-01-01
Secção
Comunicação em Marketing